O Equinócio

O movimento relativo entre o nosso planeta e nossa estrela, o Sol, aliado ao fato de que a Terra mantém uma inclinação de em torno de 23,5° em seu eixo de rotação com relação ao plano da eclíptica (plano formado pelo movimento completo da terra, um ano terrestre, em torno do Sol) é o responsável pelas variações de incidência dos raios solares nos mais diversos pontos da superfície terrestre, determinando efeitos que são conhecidos como estações climáticas, as quais são delimitadas por momentos bem específicos que são denominados de Solstícios e Equinócios.
Figura 1: Posições relativas do sistema Terra-Sol durante uma revolução terrestre completa ao redor do Sol. (Fonte: REES, 2008, p. 63).
Os Solstícios marcam os inícios das estações de verão e de inverno e os Equinócios marcam o início das estações de outono e de primavera. A Figura 1 é bem descritiva e uma análise atenta da mesma ajuda bastante a compreender o fenômeno.
Falando especificamente sobre os Equinócios percebe-se que o de março caracteriza o de primavera para o hemisfério norte e o de outono para o hemisfério sul, enquanto que o que ocorre em setembro marca o início das estações de outono para o hemisfério norte e de primavera para o hemisfério sul.
O Equinócio é o exato momento em que a eclíptica cruza o equador celeste, que é uma projeção da linha do equador sobre a esfera celeste (ver Figura 2), marcando um dia em que, em todo o globo, o dia e a noite tem praticamente a mesma duração.
Figura 2: Momento em que equador celeste é cruzado pela eclíptica. (Fonte: http://www.cienciaviva.pt/equinocio/lat_long/cap5.asp)
Na Figura 2 tem-se a eclíptica vista como o movimento aparente de sol em torno da terra (bastante útil para esta análise), além de ressaltar o momento em que a eclíptica e o equador se cruzam, ocorrendo desta forma os equinócios.
Figura 3: Monumento Marco-Zero do Equador em Macapá-AP e a inscrição contida em uma placa fixada no obelisco.
Na cidade de Macapá-AP, o momento de Equinócio é motivo de festividade. Como esta cidade está situada sobre a linha equador, à latitude zero, as pessoas se reúnem no Monumento Marco Zero do Equador para acompanhar o movimento solar aparente durante os equinócios.

Colaboraram
José Nilson da Silva- Autor
Marceli dos Santos Silva- Revisão

Outras referências sobre o assunto:
A Eclíptica. Ciência Viva. Disponível em:< http://www.cienciaviva.pt/equinocio/lat_long/cap5.asp>. Acesso em 11/03/2016.
CAPOZZOLI, Ulisses. Setembro Traz de Volta a Primavera. Scientific American Brasil. no 112. Portugal: Duetto Editorial, 2011.
FLAMMARION, Camille. Iniciação Astronomica. Lisboa: Aillaud e Bertrand, 1908.
MOURÃO, R. R. Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1987.
MOURÃO, R. R. Freitas. Manual do astrônomo. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
REES, Martin. Um mergulho no cosmos. Enciclopédia Ilustrada do Universo, v.1. São Paulo: Duetto Editorial, 2008.

This entry was posted on segunda-feira, 21 de março de 2016 and is filed under ,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Deixe um Comentário

Tecnologia do Blogger.